quinta-feira, 15 de julho de 2010

Os animais estrangeiros trazidos pelos portugueses.


Muitos eram os animais trazidos pelos portugueses ao Brasil no período do descobrimento, entre eles estavam a vaca, a galinha, o pato, o carneiro e a ovelha. O advento destes animais modificou a rotina dos habitantes nativos da região,os índios, por exemplo, não apreciavam os ovos de galinha, estes, porém eram muito apreciados pelos portugueses e europeus em geral. Imaginamos o misto de admiração e espanto dos indígenas ao se depararem com aqueles animais nunca antes visto ali, na sua região, a vaca, um animal de granes pastagens, deve ter modificado a paisagem para ser cultivado em nossas terras, pois ele precisava de grandes campos para se alimentar e desenvolver-se, causando desmatamento das florestas aqui existentes. O mesmo acontecia com o carneiro e a ovelha, animais cultivados no campo, o seu impacto era algo sentido, nas pequenas cercanias que eram criadas nos núcleos de povoamento. Podemos retirar desta análise toda a imposição da cultura ligada à culinária. Pois a hegemonia cultural trazia toda uma gama de novidades, nunca antes vista, naquelas paragens. (Texto elaborado por Elizangela Alves)

11 comentários:

  1. elisangela te amo tirei nota dez na prova

    ResponderExcluir
  2. valeu Elisangela passei de ano
    uma pergunta tem mais animais do que a vaca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,como podemos ler no texto acima,esta sendo sitado a ovelha,cabra,galinha,pato e também o cavalo que não fi falado mas ele também faz parte dos animais que foram trazidos pelos portugueses.

      Excluir
  3. Onde posso achar mais informações sobre este tema. ?tem site ou livro?

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi todos esses animais menos o carneiro e a ovelha... A vaca é um animal bonito e fofo(p.s.Na minha opinião 😅😅😅) "

    ResponderExcluir
  5. Com q finalidade os animais foram tragos para o Brasil

    ResponderExcluir
  6. Pense um pouquinho. A resposta é intuitiva!

    ResponderExcluir