quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mais um alimento da terra

Jetica/batata - doce

15, Julho 2010 - 00:12:23
Jetica/batata - doce
Fonte: www.eflog.net/ths1




Os tubérculos e as raízes que se comiam Brasil no século XVI eram as batatas-doces, os carás, os inhames, as mandiocas, os mangarás e os taiás. Alguns eram nativos, outros foram aqui introduzidos.

A palavra “batata” tem sua origem nos tainos do Caribe, que a usavam para designar a batata-doce, que os botânicos chamam de Ipomea batatas, uma representante da família das Convolvuláceas com mais de 1500 espécies espalhadas pelo mundo. Não há dúvidas de que a batata-doce chegou à Europa anteriormente à batata aidina (Solanum tuberosum); ela foi inclusive uma das provas do descobrimento da América que Colombo levou para a rainha Isabel.

Planta de fácil propagação e de grande produção, a batata-doce dispersou-se rapidamente pelo mundo, inclusive por ação dos portugueses, e logo se adaptou a outras regiões. A batata-doce era comum nas roças dos índios, e os narradores fazem freqüentes citações à jetica, seu nome tupi. Os índios já haviam desenvolvido as variedades básicas que ainda hoje encontramos nos mercados: a batata-doce amarela, a roxa e a branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário